Artigo, Nutrição Funcional, Yasmim Amorim

9 Razões para Priorizar os Orgânicos no seu Dia a Dia

18/05/2016

Hoje em dia, a alimentação orgânica é cada vez mais reconhecida. Ela visa a conservação do solo e da água e a economia de energia na produção de vegetais, frutas, grãos, mel e carnes. Dessa forma, não é utilizado nenhum tipo de aditivo.

Que tal conhecer 9 razões para priorizar o consumo de orgânicos no seu dia a dia?

  1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas;
  2. São melhores nutricionalmente, pois os solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo;
  3. São mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los;
  4. Protege futuras gerações de contaminação química.
  5. Protege a qualidade da água.
  6. Restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal.
  7. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos.
  8. Economiza energia.
  9. O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico tem que ser assegurada pelo Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante ao consumidor que está adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.

Além disso, o consumo de orgânicos diminui o contato com resíduos químicos, que podem levar a desordens neurológicas, complicações no parto, aborto, câncer, depressão, infertilidade, sintomas respiratórios e outras manifestações clínicas, como rinite, asma e alergias.

Os produtos orgânicos contêm mais nutrientes e compostos ativos em comparação aos produtos comuns; portanto, os efeitos na recuperação e manutenção da saúde são mais evidentes.

Então, vale apontar que os alimentos orgânicos tem maior durabilidade e são mais saborosos do que os convencionais. Portanto, colocar na balança o custoXbenefício do consumo de orgânicos é uma tarefa fácil, que tende a pesar para escolha mais sustentável e saudável: os orgânicos.

Consumir orgânicos = investir na saúde!

 

Comentários

Você também pode Gostar:


No Comments2

Leave a Reply