Artigo, Nutrição Funcional, Vida Saudável, Yasmim Amorim

Alimentos Termogênicos Aumentam a Disposição e o Metabolismo

20/07/2016

Alimentos termogênicos são os alimentos que promovem o aumento do metabolismo, da temperatura corporal, da disposição e do ânimo. Vamos então conhecer esses alimentos e saber como utiliza-los:

 

  • Gengibre: é rico em gingerol, substância com capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. Este processo é chamado de termogênese, que é regulado pelo sistema nervoso e quando sofre interferências a seu favor como o consumo do gengibre, o emagrecimento é otimizado. Utilize-o em águas aromatizadas, sopas, doces e sucos.
  • Pimenta Caiena: aumenta o ritmo cardíaco e melhora a circulação sanguínea graças à presença do seu principal composto ativo chamado capsaicina. Ajuda na perda de peso e na queima de gordura se o seu consumo for associado a uma alimentação saudável. Adicione em sopas, suco e demais preparações.
  • Cafeína (café e chá verde): a cafeína é uma substância vegetal da família das xantinas, um grupo de substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo estado de alerta de curta duração. Seus efeitos variam de pessoa pra pessoa por serem metabolizadores lentos ou rápidos de cafeína. Consuma com moderação e evite-os à noite para não colocar a sua noite de sono em risco!
  • Canela: além de ser termogênica, é rica em antioxidantes e tem o poder de controlar os níveis sanguíneos de glicose. Uma ótima opção é salpicar por cima de frutas e smothies.

Contudo, o consumo excessivo de alimentos termogênicos pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Além disso, em casos de insônia, problemas cardíacos, doenças na tireoide, mulheres grávidas e crianças devem evitar consumir esses alimentos ou consumir em pequenas quantidades, de acordo com orientação.

E, lembrem-se de que os alimentos não fazem milagres sozinhos. Associe-os sempre a um plano alimentar individual e fique atento aos limites diários, que deve ser recomendado pelo seu nutricionista.

 

Gostou do post? Deixa um comentário contando para a Yasmim!


Veja mais posts sobre nutrição funcional.

Comentários

Você também pode Gostar:


No Comments2

Leave a Reply