Receitas, Salgados, Sem Açúcar, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegan

Bolinho de Banana-da-terra, Quinoa, Nozes e Curry. Um Acompanhamento Surpreendente!

29/06/2017

Quem disse que banana-da-terra só fica gostosa com barreado, ainda não experimentou misturar ela com curry!
(Barreado é um prato típico paranaense composto de carne de panela desfiada bem temperadinha e servida com farinha e banana da terra!)

Os segredos para fazer bons bolinhos ou almôndegas veganos são: sabor e textura! Nessa receita, o que deixa essa textura sensacional são nozes picadas – que junto da banana e do curry ficam simplesmente incríveis!

Eu consumo proteína animal, não sou vegana nem vegetariana. Mas sei que o equilíbrio está em variar alimentos e nutrientes! Como ADORO comida com banana, quando vi a banana-da-terra dando mole na fruteira, fui correndo inventar moda. Os bolinhos são moleza de fazer: só misturar tudo, fazer bolinhas e colocar no forno!

Bolinho de Banana-da-terra, Quinoa, Nozes e Curry. Um Acompanhamento Surpreendente! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Bolinho de Banana-da-terra, Quinoa, Nozes e Curry. Um Acompanhamento Surpreendente! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Usei farinha de aveia para dar a liga junto da quinoa e da banana, mas você pode trocar por farinha de arroz integral ou trigo integral. Claro que com a última opção, a receita passa a conter glúten. Se você não tiver problemas com isso, manda ver!

Bolinho de Banana-da-terra, Quinoa, Nozes e Curry. Um Acompanhamento Surpreendente! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Eu fiz os bolinhos assados, mas se você curtir uma friturinha de vez em quando, é só fritar eles por imersão. Tenho certeza que vai ficar SENSACIONAL!

Bora pra receita?

Bolinho de Banana-da-Terra, Quinoa, Nozes e Curry
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Ingredientes
  1. 3 bananas-da-terra
  2. 1 xícara de quinoa cozida
  3. 1/2 xícara de farinha de aveia, de arroz ou de trigo integral* (*conterá glúten) + um pouco para enrolar
  4. 3/4 xícara de nozes trituradas
  5. 1 e 1/2 colher de chá de sal
  6. 2 colheres de chá de curry
  7. pimenta do reino a gosto
  8. uma pitada de canela (opcional)
  9. azeite para regar
Instruções
  1. Cozinhe as bananas-da-terra em água fervente até que a casca abra e elas fiquem macias. Amasse-as com um garfo, deixando algumas partes mais granuladas. Isso vai ajudar a dar textura aos bolinhos!
  2. Pré-aqueça o forno a 230ºC.
  3. Em um prato raso, polvilhe a farinha de aveia que vai usar para enrolar.
  4. Junte todos os outros ingredientes em uma tigela grande e misture até virar uma massa modelável.
  5. Enrole na farinha de aveia do prato raso e passe para uma assadeira. Regue-os com azeite de oliva.
  6. Asse por aprox. 30 minutos, virando os bolinhos de vez em quando para que eles dourem de todos os lados.
Observações
  1. Observações
  2. Rende 20 bolinhos;
  3. Pode congelar antes de assar;
  4. Você pode substituir as nozes por amêndoas, castanhas ou semente de girassol;
  5. Caso você use a quantidade de farinha indicada na receita e a massa ainda não fique modelável, adicione um pouco mais de farinha aos poucos. Isso pode acontecer caso sua quinoa ou banana esteja mais úmida que a minha.
  6. By Pati Bianco
Fru-Fruta por Pati Bianco https://frufruta.com.br/
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Beijos,
Pati.

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