Bases, Receitas, Vegan

Como Fazer Biomassa de Banana Verde em Casa – Manual Ilustrado

11/08/2016

FINALMENTE tomei vergonha e resolvi montar um post ensinando a fazer biomassa de banana verde em casa. Para compensar a demora, resolvi fazer um post BEM BONITÃO e bem completo, recheado de fotos e dicas para o preparo desse curinga da cozinha. Vem que ver que tá caprichado!!!

Como a nutri Yasmim Amorim já contou nesse post, a biomassa é considerada um alimento funcional pois apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras, não sendo digerido e nem absorvido. Segundo a nutricionista:

“Sua ação mais incrível é no intestino. Lá ela é utilizada por bactérias boas do nosso organismo como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, responsável pela absorção dos nossos queridos nutrientes.”

E o melhor é que não tem segredo pra preparar esse creme. Basta ter bananas verdes, uma panela de pressão, um liquidificador e esse post como guia! Partiu passo-a-passo?

1 – Compre bananas verdes. BEM VERDES!

Eu geralmente uso a caturra, mas já ouvi dizer que funciona bem com qualquer tipo de banana. Se você não vir essas maravilhas na feira, converse com o feirante. Ele pode ter umas guardadas, ou pode trazer especialmente pra você!

Como Fazer Biomassa de Banana Verde em Casa – Manual Ilustrado | Culinária Saudável | Pati Bianco | Fru-fruta

2 – Solte da penca e higienize.
3 – Coloque as bananas em uma panela de pressão e cubra-as com água. Deixe cozinhar por 8 minutos depois que a panela começar a chiar.
Como Fazer Biomassa de Banana Verde em Casa – Manual Ilustrado | Culinária Saudável | Pati Bianco | Fru-fruta
4 – Tire toda a pressão da panela, abra e deixe esfriar um pouco. Vamos descascar as bananas!

Se preferir, vá retirando-as com ajuda de um pegador de macarrão e descasque. Mas cuidado para não se queimar! As bananas estarão um pouco mais escuras e será fácil retirar a casca. Algumas podem até ter aberto durante o cozimento, normal!

Como Fazer Biomassa de Banana Verde em Casa – Manual Ilustrado | Culinária Saudável | Pati Bianco | Fru-fruta

5 – Bata as polpas no liquidificador

A biomassa é um creme espesso, pode ser um pouco chato de bater dependendo do seu liquidificador. A dica é: coloque as bananas já meio despedaçadas no copo e adicione um pouquinho de água, só o suficiente para ajudar seu liquidificador a bater. Divida a tarefa em 2 ou 3 etapas. Se você quiser bater tudo junto, pode ser que o liquidificador não dê conta! Se não estiver rolando, seja paciente: pare o aparelho e limpe as bordas do copo. Você consegue!!

6 – Pronto! Essa será a consistência final da sua biomassa. 

A coloração do creme pode variar de amarelo até rosinha. Não se desespere! 

7 – Conservação

Ela dura 3 dias na geladeira, mas você pode (e deve!) congelar. É uma maravilha ter biomassa pronta no congelador na hora de cozinhar, ela facilita muito a vida de quem não pode ou não quer consumir leite. Mas não congele ela em um pote, inteira. Ela fica super dura e não dá pra porcionar depois de congelada. Eu faço assim:

PARA CONGELAR: coloque a biomassa dentro de uma forma de gelo, ajeitando a superfície com uma espátula. Deixe as “divisórias” da forminha à vista, para ser mais fácil de desenformar. Cubra com filme plástico e deixe por umas 8 horas. Depois que os cubinhos estiverem congelados, coloque em um saquinho vedado e consuma em até 3 meses.

PARA DESCONGELAR: a biomassa fica meio esponjosa depois de congelada, mas ela retoma facilmente sua consistência cremosa. É só colocar o(s) cubinho(s) dentro de uma panela com um dedinho de água e ir mexendo em fogo médio/baixo até virar um creme novamente!

RESUMÃO:

E agora, tá com a biomassa pronta e não sabe no que usar???

AQUI você encontra várias receitas com a biomassa. Se joga!!!

Gostou do post? Esclareceu suas dúvidas?? Comenta aí!

Beijos,
Pati.

Comentários

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Brigadeiro Saudável de Biomassa de Banana Verde - Sem Lactose, Baixa Caloria, FuncionalFru-Fruta por Pati Bianco 09/02/2018 at 3:35 pm

    […] Se você quer aprender a fazer biomassa, clique aqui e veja nosso manual ilustrado! […]

  • Reply Anne 22/02/2018 at 6:47 pm

    Adorei sua explicação, essa pagina é um show, parabéns.

  • Leave a Reply

    O Fru-fruta está passando por atualizações e em breve estará 100%. Agradecemos sua compreensão! ♡
    +