Artigo, Nutrição Funcional, Yasmim Amorim

Festa Junina Saudável – Dicas para optar pelas comidas típicas mais nutritivas!

01/06/2016

Festa junina é sinônimo de comidas calóricas: paçoca, pé-de-moleque, canjica e arroz doce. Contudo, o clima frio trás diversos alimentos que podem ser muito benéficos para a saúde! Na hora da festa, é só fazer a escolha correta dos alimentos, tornando sua festa junina muito mais saudável!

Confira os seis alimentos queridinhos dessa época:
  1. Milho: o grão é excelente fonte de fibra que auxilia no bom funcionamento intestinal, além de ser uma ótima fonte de vitamina A, C, folato, tiamina, potássio e ferro. Ele cozido é a versão mais saudável, que pode ser consumido com sal rosa. Além disso, é uma excelente fonte de energia.
  2. Gengibre: possui ação antiinflamatória e de antibiótico natural. Pode ser acrescentado em chás ou no quentão funcional, feito com hibisco.
  3. Cuscuz a paulista: essa preparação pode ser acompanhada de salada e faz uma excelente refeição. A receita leva farinha de milho como base e pode acrescentar atum que dá um sabor especial, ervilha, palmito e tomate.
  4. Abóbora: possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares e na melhora da imunidade. Pode ser consumida cozida ou em preparações como creme de abóbora com gengibre.
  5. Tapioca: a massa contém mandioca e é uma ótima opção para ser consumida por não conter glúten, porém o seu alto índice glicêmico não é tão positivo, para isso sempre lembrar de acrescentar chia ou alguma fibra. Para os recheios, dê preferência a frutas quentes e mel.
  6. Pinhão: sua polpa possui fibras, carboidratos complexos responsáveis por dar saciedade e de baixo índice glicêmico. Excelente fonte de energia para até mesmo para a atividade física.

Fiquem de olho que logo logo vai ter post cheio de comidinhas juninas saudáveis por aqui!!

Agora é só pular a fogueira e se divertir!

Ilustração: Jackie Illustrated para o Fru-fruta

 

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