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ESFIHA (ESFIRRA) SEM GLÚTEN, SEM LEITE E SEM OVOS

11/11/2016

Só quem já tentou, sabe: massas sem glúten e sem ovos gostosas, fofinhas e boas para trabalhar são raridade!! Depois de muitos testes, cheguei nessa “fórmula” de esfiha (ou esfirra, perguntei proprof. google e ele disse que as duas formas estão corretas!)  que fica com um sabor ótimo e é modelável, permitindo o preparo dessas gracinhas árabes… versão restrições alimentares! 

Ela leva basicamente duas  farinhas: a de arroz e polvilho doce. Nenhuma delas apresenta lá grandes quantidades de fibra (especialmente o polvilho) e a receita ainda leva açúcar, por isso adiciona 2 colheres de sopa de chia, que enriquece a massa de fibras, proteínas e gordura boa. As sementinhas reduzir o índice glicêmico das esfihas… mas se não quiser colocar, ou substituir por sementes de linhaça dourada, fica a seu critério.

Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos | Receita | Pati Bianco | frufruta.com.br

Para quem pode consumir glúten, postei há algum tempo a receita de esfiha integral, que não leva leite ou ovos na massa e fica deliciosa!

Os recheios ficam ao gosto do freguês: carne moída ou frango desfiado para quem é da proteína animal, queijo para os vegetarianos, tofu com legumes para os veganos. As possibilidades são infinitas. Eu proponho uma rodada de “esfihas salada mista”: uma de cada jeito. Assim a festa fica completa e todo mundo sai satisfeito!  

Pode mandar brasa e soltar a criatividade que a receita rende bastante.

 

Ambas a farinha de arroz e o polvilho são farinhas bem branquinhas, então para dar esse aspecto de gema sobre a massa, utilizei uma mistura de cúrcuma (açafrão da terra)… e café!! Mas não se preocupe, não fica com sabor!

Esfiha (esfirra) Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos
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Ingredientes
  1. 300g de farinha de arroz integral
  2. 300g de polvilho doce
  3. 2 e 1/2 colheres chá de goma xantana
  4. 20g fermento biológico seco
  5. 4 colheres de sopa de açúcar demerara
  6. 400 ml de água morna
  7. 6 colheres de sopa (60g) de manteiga ghee (ou creme vegetal, para versão vegana)
  8. 2 colheres de sopa de chia
  9. 1/2 colher de chá de sal
Para pincelar
  1. 1 colher (sopa) de azeite
  2. 1/2 colher (chá) de cúrcuma
  3. Gotinhas de café passado
Instruções
  1. Misture bem todos os secos. Faça um buraquinho no meio e adicione, aos poucos, a água, sempre mexendo. Incorpore a manteiga e amasse com as mãos.
  2. Separe bolinhas de 60g de massa e, com as maos úmidas, abra em discos. Coloque 1/2 a 1 colher de sopa de recheio dentro da massa e feche em 3 emendas, molhando um pouco os dedos para grudar.
  3. Coloque a esfiha na forma com a emenda para baixo e deixe descansando por 10 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno em 200 graus e unte uma assadeira grande.
  5. Pincele as esfihas com uma mistura de azeite de oliva, cúrcuma em pó e gotinhas de café.
  6. Asse por aprox. 25 minutos. A parte de baixo das esfihas devem ficar douradas.
  7. Sirva morno.
Observações
  1. Rende aprox. 20 unidades
Fru-Fruta por Pati Bianco https://patibianco.com.br/

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1 Comment2

  • Reply 25 receitas de esfiha que vão te fazer salivar - TREND VIRAL 26/04/2018 at 11:33 am

    […] Esfiha fechada sem glúten, sem leite e sem ovos: alternativa ideal para celíacos, intolerantes ou alérgicos. Nesta versão, a farinha de trigo é […]

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