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Farofa Lowcarb, Crocante e Prática! Saudável, Com Amêndoas e Farinha de Grão-de-Bico

06/02/2018
Farofa Lowcarb, Crocante e Prática! Saudável, Com Amêndoas e Farinha de Grão-de-Bico | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Eu poderia comer farofa todos os dias da minha vida. Com arroz e feijão, com salada, no churrasco, até mesmo pura. Sou farofeira assumida!  Já que infelizmente não dá pra apreciar aquela farofa original com tanta frequência, eu tinha que inventar uma versão saudável para essa iguaria tão brasileira.

E não é que ficou maravilhosa?!

A base dessa farofa é a farinha de grão-de-bico, que é super rica em fibras e proteína, sobre a qual já falamos aqui. Para a mistura ficar ainda mais saborosa e nutritiva, usei também a farinha de linhaça e a de aveia – em menores quantidades.

Farofa Lowcarb, Crocante e Prática! Saudável, Com Amêndoas e Farinha de Grão-de-Bico | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Quando tostada, a farinha de grão-de-bico fica levemente crocante. Eu sou fã de farofa com bastante crocância, então usei amêndoas picadas grosseiramente. Claro que você pode usar outra oleaginosa que tiver em casa. 

Você pode substituir a farinha de linhaça e de aveia também, com leve alteração no resultado final. Algumas outras farinhas de baixo carboidrato são as de oleaginosas (amêndoas, castanha, amendoim…) ou de coco. 

Farofa Lowcarb, Crocante e Prática! Saudável, Com Amêndoas e Farinha de Grão-de-Bico | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Essa receita é bastante simples e pode virar uma base para você incrementar como quiser: adicionando bacon, cenoura ralada, ovo… Cada um tem uma versão favorita de farofa, então co-crie! Só não esquece de me contar como ficou depois. 

A receita é moleza. Confere aí:

Farofa Saudável, Lowcarb, Crocante e Prática!
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Ingredientes
  1. 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou manteiga, ou ghee)
  2. 1 cebola pequena picada (aprox. 3 colheres de sopa)
  3. 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico
  4. 1/4 xícara de amêndoas picadas grosseiramente (ou outra oleaginosa)
  5. 2 colheres (sopa) de farinha de aveia (ou coco, ou quinoa)
  6. 1 colher (sopa) de farinha de linhaça (ou de amêndoas, castanhas, amendoim…)
  7. 1/4 colher (chá) de sal
  8. Pimenta do reino a gosto
Instruções
  1. Em uma frigideira em fogo médio, refogue a cebola no azeite até que fique transparente.
  2. Adicione a farinha de grão-de-bico e misture. Vá tostando a farinha, mexendo bem, até que a farinha mais das bordas comece a dourar. Tem que mexer por alguns minutos pra garantir que tostou bem! A farinha de grão-de-bico crua tem um gosto HORRÍVEL!
  3. Adicione todos os outros ingredientes e misture para que se incorporem.
Observações
  1. Incremente sua farofa: essa é uma base simples que pode ser transformada em várias outras! Farofa de ovo, adicionar cenoura ralada, bacon, temperar com cúrcuma, salsinha… cada um tem sua receita favorita de farofa, então co-crie a receita e seja feliz!
  2. Rende o suficiente para 2 pessoas. A farinha de grão-de-bico é super rica em fibra, então pequenas porções já dão uma super saciedade. Mas fique à vontade pra multiplicar a receita por quantas vezes quiser! (dica: 4 colheres de sopa = 1/4 xícara)
Fru-Fruta por Pati Bianco https://frufruta.com.br/
Beijos,
Pati Bianco

Comentários

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1 Comment

  • Reply Fernanda alcantara 24/03/2018 at 11:44 am

    Amei essa receita de farofa minha vó sempre fazia uma igual vou seguir as dicas e vou fazer ela obrigada por compartilha.

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