Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, slides, Snacks Saudáveis, Vegan

Ketchup Caseiro. Simplesmente Delicioso!

19/10/2017
Ketchup Caseiro. Simplesmente Delicioso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Se você acha que só dá pra comprar ketchup pronto e embalado no mercado… você está enganado (felizmente)! A receita de hoje é um ketchup absolutamente delicioso, natural e livre de qualquer conservante, corante ou aromatizante.

Essa é uma ótima opção para juntar a criançada na cozinha e mostrar da onde vem esse molho tão adorado por elas! Além disso, o legal de preparar seu próprio ketchup é que você pode regular a acidez, a doçura e as especiarias da forma que seu paladar mandar. Fica aí o desafio: que tal usar a minha receita de base e criar a sua própria receita favorita?  Ela tá todinha em vídeo aqui:

Esse potinho aí da foto é só pra ilustrar, viu? Essa receita rende ketchup de montão! E o mais legal é que você pode congelar o molho em pequenas porções e consumir em até 3 meses.

Para dar aquele sabor adocicado particular do ketchup na receita usei melado de cana, que é o açúcar em sua versão menos processada e portanto ainda cheio de nutrientes! Para contribuir com a textura, utilizei suco de maçã integral, que é rico em pectina. Essa substância é encontrada em algumas frutas e geralmente é utilizada na fabricação de geleia, pois confere consistência. Portanto no nosso ketchup, o suco de maçã tem essa função!

Anota a receita aí, só não esquece de deixar um comentário contando o que achou! 🙂

Beijos,
Pati.

Ketchup Caseiro Saudável
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 colheres de sopa azeite de oliva
  2. 1 cebola grande picada
  3. 1 dente grande de alho picado
  4. 1/2 talo de salsão picado
  5. 1/2 colher de chá de gengibre picado
  6. 2 latas de tomate pelado
  7. 1/2 colher de sopa de sal
  8. 1/4 colher de chá Cravo em pó
  9. 1/4 de xícara de melado de cana
  10. 1/3 de xícara de vinagre de maçã
  11. 1/3 de xícara de suco de maçã (usei o integral da Sucos Campo Largo)
  12. Pimenta do reino a gosto
Instruções
  1. Em uma panela alta coloque o azeite e a cebola. Quando ela estiver quase transparente, junte o alho, o salsão e o gengibre e refogue, mexendo de vez em quando, até que fiquem levemente dourados.
  2. Adicione as duas latas de tomate pelado com o líquido, o sal, o cravo e o suco de maçã. Misture tudo, amassando os tomates com a colher para que fiquem em pedaços.
  3. Deixe reduzir por aproximadamente 20 minutos
  4. Junte o melado e o vinagre e leve novamente ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Quando esfriar, o molho vai engrossar mais.
  5. Para manter por mais tempo, transfira para vidros esterilizados com fechamento hermético e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e mantenha na geladeira por até 3 semanas.
Observações
  1. Rende 500g de ketchup!
  2. Pode congelar, nesse caso consuma em até 3 meses.
Fru-Fruta por Pati Bianco https://frufruta.com.br/

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply