Artigo, Nutrição Funcional, Yasmim Amorim

O leite de vaca realmente faz mal ao organismo?

22/06/2016

Nessa semana temos o Dia Internacional do Leite (24/06), então vamos conversar um pouquinho sobre ele?

Muito se fala sobre o leite e suas substâncias nocivas ao organismo e para nossa saúde, então decidi explicar a vocês um pouquinho sobre esses malefícios, que inclusive tem um poder viciante.

Além da tão conhecida lactose, o leite possui uma proteína chamada Beta Caseína, que representa, aproximadamente, 30% do total de proteínas do leite. Uma vez consumindo o leite, a ação das enzimas digestivas no intestino delgado causa a formação de um peptideo a partir da beta caseína, também conhecido como Caseomorfina.

O consumo de 30g de beta caseína, após 2 horas de digestão, causa liberação desse peptídeo que pode ser detectado no sangue quanto na urina de crianças alimentadas com esse leite. As mães que se alimentam desse leite, podem causar cólicas e prender o intestino dos bebês. Além disso, esse peptídeo pode ocupar partes do intestino e atravessar a barreira hematoencefálica, causando o vício.

E você sabe quais os efeitos isso tudo gera?

  • Sensação de bem estar após se alimentar, isso causado pelo vício.
  • Flatulência.
  • Alteração da microbiota intestinal, favorecendo a disbiose e ao trânsito intestinal demorado.
“Mas eu só consumo leite sem lactose, não é mais saudável?”

Lembre-se: o problema do leite não é só a lactose!

A melhor opção é consumir leites vegetais, pois eles são totalmente naturais e provenientes de grãos, oleaginosas e sementes, não contendo nenhum tipo de substância maléfica. Além disso, eles são ricos em nutrientes.

E não se esqueça! Cada grão, semente e oleaginosa possui um nutriente em específico, por isso, o ideal é fazer o rodízio entre os vários tipos.

Quando se trata do leite, o problema não é só nutricional, mas de saúde!

Fonte: Milk Intolerance, Beta-casein and Lactose, Nutrients. 2015 Sep; 7(9); 7285-7297

Comentários

Você também pode Gostar:


2 Comments2

  • Reply Leticia Teodoro 23/06/2016 at 8:57 am

    Sobre o “leite sem lactose”, uma coisa que eu tenho reparado lendo embalagens é que eles apenas tem a enzima lactase adicionada na composição. Entendo que se um leite é de origem animal, ele já possui a lactose. Tem como retirar essa lactose do leite? E se tem como retirar a lactose, porque a Lactase é adicionada? Bjos

    • Reply Yasmim amorim 05/07/2016 at 1:24 pm

      Olá leticia!
      Todo leite de origem animal tem lactose, o que a indústria faz é adicionar lactase. A lactase é uma enzima que quebra a lactose, ou seja, adicionar ela no leite animal, vai quebrar a lactose e ele se torno um leite sem lactose. Mas, mesmo assim, ainda podem conter traços. Essa é a única forma de fazer a retirada da lactose.
      Att Nutri Yasmim Amorim

    Leave a Reply