Artigo, Nutrição Funcional, Opinião

Pós-tratamento da Quimioterapia: Reganho de peso, retenção de líquido e ansiedade

31/10/2016

Durante o tratamento do câncer de mama muitas mulheres experimentam a falta de apetite e o emagrecimento. Mas após o tratamento um relato muito comum é o reganho de peso acentuado, que pode levar à obesidade.

 Como já comentamos anteriormente, a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, por isso siga sempre os passos da alimentação saudável consumindo mais frutas e verduras, evitando alimentos industrializados e ricos em conservantes. Dê preferencia a alimentos naturais, gorduras do bem como castanhas, abacate, azeite e peixes. Mastigue sempre bem os alimentos, comendo mais devagar; já que o cérebro demora 19 minutos para se comunicar com o estômago e dizer “ já estou satisfeito”.

Quando comemos em menos tempo, temos a tendência de repetir o prato ou de gerar um estresse no corpo com a culpa do “não posso” “estou de dieta” “mas estou com fome”. E lembrem-se: estresse dá barriga. Já que o mesmo hormônio do estresse é o homônimo que acumula gordura abdominal.

Coma sem culpa, mas coma com consciência, respeitando seu corpo, sua saúde, sua cultura e dando uma chance ao aprendizado dos novos hábitos saudáveis.

Mas e a retenção de líquido?

Esse é outro tópico bem comum no pós tratamento. Para isso temos algumas dicas funcionais:

  • Prefira alimentos ricos em potássio como melancia, melão, água de coco, laranja, ameixa, mamão.
    Um dica que gosto muito é a salada de frutas de melancia, melão e mamão picados. Para potencializar, adicione suco de limão: além dos nutrientes você conserva essa salada crocante por até 5 dias na geladeira em pote fechado, devido ao poder antioxidante do limão. Acompanhe de suco de laranja com água de coco, já experimentaram? Fica delicioso! Meio copo de um para meio copo do outro, 1 vez ao dia.
  • Chá de cavalinha com hibisco e laranja mouro, outros ótimos alimentos para a retenção de líquido. Quem não achar a laranja mouro, pode usar 3 gotas de óleo essencial de grapefruit. Nesse caso, procure uma marca de óleo 100% puro, sem adição de outros ingredientes. Se não for assim, não pode ser utilizado para consumo interno. Recomendação: 3 xícaras de chá por dia.

E por último, temos uma queixa muito frequente… a ansiedade! Para isso, sempre recomendo um acompanhamento psicológico que é de extrema importância. No que diz respeito à nutrição funcional pode ser feitos ajustes individuais com suplemento de fitoterápicos como o 5 hidroxtriptofano, vitaminas B3, B6 e magnésio. Ervas como Valeriana, Mulungu, Passiflora. Outro fitoterápico muito importante é a Rhodiola Rosea, que auxilia na concentração, controle da ansiedade e do nervosismo.

Cuide-se! O outubro rosa nos inspira a dar prioridade à nossa saúde. Tente sempre seguir um estilo de vida saudável com alimentação, exercício físico, boa qualidade de sono e descanso merecido!


Veja os dois primeiros posts da série

#OutubroRosaFrufruta – O Câncer de Mama e o Cálcio

#OutubroRosaFrufruta – Os Alimentos Contra o Câncer

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply