Doces, Receitas, Sem Açúcar, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo, Vegan

Como Fazer Pudim de Chia – Manual Básico (Com Receita!)

28/07/2016
Como Fazer Pudim de Chia – Manual Básico (Com Receita!) | Sem Lactose | Pati Bianco | Fru-fruta

Uma das primeiras receitas que “arrisquei” tentar quando entrei no mundo da alimentação saudável foi o tal do pudim de chia.

Creio eu que ele tenha sido batizado de “pudim” pelos norte-americanos pois, pelo que me consta, eles chamam doces com essa consistência mais cremosa dessa forma (o nome em inglês é chia pudding). Porque vamos combinar que daquela consistência de pudim de leite da vó com a qual estamos acostumados aqui no Brasil, essa receita não tem nada!!

 Mas nem por isso ela é menos deliciosa! Cada um tem sua hora. 😛

Também tem quem chame essa receita de “sagu de chia”. Mas eu acho que também não parece com sagu. Nem sagu, nem pudim! Mas vamos continuar chamando por “pudim” só pra não dar muita confusão, ok? 

Bom, esclarecido o fato de que “pudim de chia” não parece com aquele pudim da mesa de sobremesas do buffet por quilo, podemos continuar com nosso manual.

Resolvi escrever esse post porque, além do apego de ter sido essa uma das minhas portas de entrada para o mundo saudável, ela é MUITO fácil de fazer. Contudo, por ser uma coisa não muito usual, ainda tem gente que fica meio na dúvida na hora de preparar seu chia pudding.

A chia é uma sementinha que tem uma propriedade bem legal: quando em contato com algum líquido ela cria uma espécie de gel, que serve inclusive para substituir a clara do ovo em algumas receitas. Ela tem uma lista gigante de benefícios, entre eles: é rica em ferro, ajuda a diminuir o índice glicêmico das refeições, aumenta a saciedade, é rica em ômega-3 e cheia de antioxidantes (fonte).

1. O Básico do Básico


O que essencial para fazer o nosso pudinzinho, é:

  1. Chia
  2. Algum líquido
  3. Tempo – 6 a 8h de geladeira, para a chia soltar o gel.

Os líquidos podem ser leite vegetal, suco, iogurte… 

Eu geralmente uso leite de coco industrializado na minha receita (o normal mesmo, não o light), porque quando resfriado o leite de coco fica super cremoso e eu adoro o sabor. Mas ele tem um gosto forte, então se você não for fã não use, né?!  Outra opção é usar leites vegetais mais espessos, como o de castanha de caju. Também rola pegar um leite mais ralo e adicionar biomassa de banana verde. 

Pudim de Chia - Manual Básico | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

2. Passando de Fase

Só com leite a coisa pode ficar muito sem graça e enjoar na segunda colherada. Então o esquema é intercalar o pudim de chia com outros ingredientes como frutas, geléias (sem açúcar, se preferir), mousse de chocolate ou de maracujá, granola…. o que sua imaginação permitir!

Leites vegetais caseiros feitos só com água também podem ficar meio sem graça no pudim, então eu sempre adiciono algumas gotas de extrato de baunilha e o adoçante que eu estiver com vontade no dia. Pode ser stévia, mel, açúcar, melado, 

Se você consumir leite de vaca, fique à vontade para fazer com iogurte. Já ouvi falar que fica muito bom!

Pudim de Chia - Manual Básico | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

3. Chef Diplomado em Pudim de Chia

Bater o leite com alguma fruta, como morangos, fica delicioso. Você também pode separar seu pudim em 2 vasilhas e adicionar cacau em uma parte, para depois montar sua taça bem bonitona em camadas.

Corte frutas frescas em fatias e disponha-as nas “paredes” do recipiente em que vai servir o pudim. Você pode fazer isso antes ou depois de ter deixado a receita descansar na geladeira.

 

Adicionar granola, nuts quebradas, cacau nibs… tudo isso adiciona sabor, textura e nutrientes ao seu pudim!

Se quiser fazer uma versão mais maromba, adicione um pouco da sua proteína em pó ao leite. Lembrando que todos os ingredientes em pó deixam o leite mais espesso, o que pode ser bom! Se ficar muito grosso, é só adicionar um pouquinho de água.

 
Bora pra receita, então?

Pudim de Chia de Inverno
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. Pudim
  2. 1 xícara (chá) de leite de coco industrializado
  3. 2 colheres (sopa) de sementes de chia
  4. 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  5. Gotas de stévia ou adoçante de preferência
  6. Complementos
  7. 2 colheres (sopa) de geleia de mirtilo sem açúcar
  8. 3 unidades de noz-pecã
  9. 1 figo fresco
  10. 2 morangos frescos
  11. 1 colher (sopa) de mirtilos frescos
Instruções
  1. Instruções
  2. Misture todos os ingredientes do pudim e deixe na geladeira durante a noite (ou 6 horas).
  3. Em uma taça, coloque 1/2 xícara do pudim, intercale com a geleia e acrescente o resto do pudim. Complete com as frutas frescas e a noz-pecã e sirva.
  4. By Pati Bianco
Fru-Fruta por Pati Bianco https://frufruta.com.br/
E aí, gostou? Deixa um comentário!

Comentários

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Bruna Paim Pimentel 10/08/2018 at 4:35 pm

    Conheci o blog hoje procurando por pudim de chia, já que gosto de receitas saudáveis, e apesar de não ser alérgica adorei o conteúdo do blog. Parabéns pelo ótimo trabalho!
    Abraços Floridos

  • Reply Bruna 10/08/2018 at 4:41 pm

    Conheci o site hoje procurando por pudim de chia e apesar de não ser alérgica adorei tudo que vi por aqui. Receitas ótimas e saudáveis, seja para alérgicos ou não. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • Pati Bianco
      Reply Pati Bianco 13/08/2018 at 6:50 pm

      Obrigada, Bruna!! 😀 Seja bem-vinda!

    Leave a Reply