Receitas, Salgados, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovo

Ratatouille – Um Prato Lindo e Incrivelmente Saboroso!

05/01/2018
Ratatouille - Um Prato Lindo e Incrivelmente Saboroso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

O Ratatouille é um prato tradicional da região da Provença, na frança, e ficou mundialmente famoso depois da animação da Pixar que leva o mesmo nome (e que eu já assisti um trilhão de vezes)!

É uma preparação bastante rústica, basicamente composta por legumes e cada família tem uma forma diferente de prepará-lo. Ele pode levar diferentes ingredientes, ser servido quente, frio e até como um ensopado.

A minha versão favorita é essa, com os vegetais todos cortados em rodela e intercalados no prato. Não fica lindo?

Ratatouille - Um Prato Lindo e Incrivelmente Saboroso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Eu acho incrível a transformação que o calor promove com os ingredientes desse prato. Depois de assados a berinjela e a abobrinha ficam super suculentas, o tomate e a cebola adocicados… huuum, deu até fome!

O único problema é que o ratatouille demora muito para ficar pronto quando colocamos os ingredientes ainda crus no forno. Quem é ansioso feito eu não consegue esperar tanto!! É por isso que eu desenvolvi uma técnica: grelhar alguns dos legumes antes de levar ao forno.

Ratatouille - Um Prato Lindo e Incrivelmente Saboroso! | Receita | Pati Bianco | Fru-fruta

Nesse caso, grelhei a abobrinha, a berinjela e a cebola. Isso garante um tom dourado e aquelas partezinhas caramelizadas que são apenas deliciosas! Como o tomate assa mais rápido, coloquei as fatias cruas mesmo. 

O preparo desse prato é bastante simples, e você não precisa se prender aos ingredientes que eu usei. Pode (e deve!) pegar todos os vegetais que estão aí meio que sobrando na geladeira e mandar brasa. Algumas sugestões  são cenoura, pimentão vermelho e amarelo, batata (cortada fininha)… Não vou enganar ninguém dizendo que é o prato mais prático do mundo. Cortar, grelhar e intercalar os ingredientes dá um trabalhinho, sim. Mas vale a pena, eu juro!

Você também pode fazer uma “cama” de molho de tomate no prato antes de colocar as rodelas de legumes. Enfim, o céu é o limite! 

Partiu receita? Não esquece de deixar um comentário contando o que achou, hein?!

Beijos,
Pati Bianco

Ratatouille
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 3 berinjelas pequenas
  2. 2 abobrinhas médias
  3. 2 cebolas roxas
  4. 3 tomates (usei o italiano que acho mais docinho e suculento)
  5. 2 dentes de alho
  6. sal, pimenta do reino e bastante azeite de oliva!
Instruções
  1. Primeiro corte todos os legumes em rodelas de espessuras parecidas.
  2. Amasse os dentes de alho e, com a frigideira já esquentando com azeite, esfregue-os bem para que soltem sabor.
  3. Deixe o alho na frigideira e vá grelhando em fogo alto todos os legumes, um por vez, só para que fiquem dourados e meio tostadinhos. Tempere todos com sal e pimenta do reino. Regue com mais azeite à medida do necessário e substitua o alho quando estiver bem dourado.
  4. Aqueça o forno em fogo alto.
  5. Pique os dentes de alho que ficou na frigideira, pique bem e distribua no fundo do prato que irá ao forno. Regue com um fio de azeite.
  6. Com as mãos (cuidado pra não se queimar) intercale as fatias dos legumes já grelhados. Eu vou fazendo um montinho entre os dedos e passo no prato em etapas, montando uma espiral de fora pra dentro. Assim as rodelas ficam em pé, apoiadas nas bordas do prato.
  7. Salpique um pouco mais de sal e de pimenta por cima.
  8. Asse por aprox. 20 minutos, até que os legumes fiquem com um aspecto murchinho.
  9. Et, voilà! O prato mais lindo de legumes assados que você já viu está pronto para ser devorado!
Observações
  1. Você pode usar outros legumes, batata, cenoura, pimentão... aproveita pra fazer aquele rapa de legumes na geladeira e não jogar fora nenhuma dessas belezinhas!
Fru-Fruta por Pati Bianco https://frufruta.com.br/

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply